Há cinco anos, Janaina Matarazzo deixou São Paulo para viver na África, em um safári camp em Botswana, país que concentra algumas das últimas reservas de vida selvagem ainda intocadas pela civilização. Durante esta experiência, a fotógrafa registrou o cotidiano das Savanas. O resultado deste trabalho pode ser visto na Urban Arts da Oscar Freire, na mostra “Nature Inspires Life”, em cartaz entre os dias 20 e 30 de novembro, com entrada gratuita.

Na exposição, as fotografias de Janaina Matarazzo dialogam com intervenções de Barbara Kramer, Catarina Gushiken, Didu Losso, Duda Lana, Loro Verz e Sara Kamada. “Na foto da Cobra fiz uma intervenção com areia, em alto relevo. A tinta se mistura com a foto. A cobra, por exemplo, era branca originalmente”, revela o artista plástico Didu Losso sobre seu trabalho.

Já a ilustradora Sarah Kamada utilizou tinta acrílica para intervir nas fotografias de Janaina e buscou conhecer um pouco mais sobre os animais retratados. “Na obra das girafas utilizo as nuvens para levantar a reflexão sobre a extinção de animais de forma geral, e as manchas saindo de sua pele como o desaparecimento da espécie. Normalmente, trabalho mais com ilustração publicitária, portanto, foi um desafio fazer esse tipo de trabalho com mais pesquisas e reflexões. Tive muito prazer em criar”, conta.

Para Janaina, um dos maiores desafios para a realização de “Nature Inspires Life” foi fazer a seleção das fotos, que posteriormente passaram por um segundo filtro feito pelo curador André Diniz. “Escolher as imagens foi uma tarefa árdua, selecionei 100 e enviei para a curadoria da Urban Arts. Destas, o Andre Diniz selecionou 12 e repassou duas para cada artista fazer a intervenção”, explica.

Serviço
O que: Nature Inspires Life – Janaina Matarazzo e convidados
Quando:de 20 a 30/11 – Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 10:00 às 19:00 e Sábados das 10:00 às 18:00
Quanto: Nada
Onde: Urban Arts Oscar Freire
Endereço: Rua Oscar Freire, 156 – Jardins