Rua Oscar Freire no Jardins

O Rua Oscar Freire fica localizada no bairro Cerqueira César, na região nobre conhecida como Jardins, na cidade de São Paulo.Tem início na Alameda Casa Branca e vai até a Avenida Doutor Arnaldo, no bairro de Pinheiros.O nome da rua é uma homenagem a Oscar Freire de Carvalho, médico e professor catedrático baiano, responsável pela introdução do ensino de Medicina Legal na então Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo (atual Faculdade de Medicina da USP), em abril de 1918, e um dos fundadores do Instituto Médico Legal de São Paulo.É reconhecidamente um dos pontos de comércio mais restrito da cidade porque reúne em seus poucos quarteirões algumas das grifes mais famosas e caras do país no ramo de produtos de luxo, como Diesel, c entre outras.A Rua Oscar Freire é considerada uma das mais luxuosas do Mundo, de acordo com a Mistery Shopping International, e é o mais pujante símbolo dos Jardins, região de São Paulo que concentra grande parte do comércio de rua de luxo do país.Em ruas vicinais, como Rua Haddock Lobo (São Paulo) e Rua Bela Cintra, também se encontram importantes boutiques de marcas brasileiras e internacionais, como Christian Dior, Louis Vuitton, Salvatore Ferragamo, Bulgari, Cartier, Giorgio Armani, Emporio Armani, Versace, Carlos Miele, NK Store,Marc Jacobs, entre outras.

Reformas

Uma ampla reforma foi realizada durante 2006 ao custo de 8,5 milhões de reais, com enterramento de fios e padronização do mobiliário urbano. Cerca de metade do valor das obras é de origem de verbas municipais.
A inauguração ocorreu em 10 de dezembro de 2006, tendo sido marcada pela interdição da passagem de veículos pela rua, experiência que se repetiu mais duas vezes.

Durante a inauguração, porém, houve protestos contra o prefeito, Gilberto Kassab, devido ao aumento de tarifas de ônibus.

No convite acerca da inauguração distribuído à imprensa, lia-se em um trecho: “Poeira, marteladas e barulho acabaram.

No lugar dos operários, homens e mulheres bem vestidos e com a aparência favorecida em todos os aspectos voltam a circular pelas calçadas da rua Oscar Freire”.

Na região dos Jardins, vizinha à Rua Oscar Freire, pode-se encontrar restaurantes das mais variadas cozinhas, como os estrelados Arábia, Rodeio, Figueira Rubaiyat (caracterizada por uma centenária figueira que ornamenta o jardim, um espécime de rara beleza), Fasano, A Bela Sintra e Antiquarius, além de outros sucessos paulistanos, como o Wraps, Almanara, Quattrino, Cristallo, Nespresso, Café Suplicy, entre vários outros.

Para saber mais, acesse o site sobre a Rua Oscar Freire

Vídeo da Rua Oscar Freire

Mapa da Rua Oscar Freire